Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
http://mundodaeficiencia.over-blog.com
Mundo da eficiencia
Menu

LIVROS PARA LER ABSOLUTAMENTE: IDADE CLÁSSICA

) ILIADE
Homero (750 aC)
- Entre os textos em maiúsculas do Ocidente, o pilar de todas as narrativas , não é por acaso que resultaram várias traduções, reinterpretações, peças de teatro, filmes e séries de TV. Entre os clássicos para ler, porque a Ilíada sempre dá algo a seres humanos de todas as idades dos melhores livros para ler
Épico .

2) AGAMÊNIO - COEFORE - EUMENIDES
Aeschylus (458 aC)
- Esses dramas contam verdades profundas e atemporais. Os personagens são prisioneiros sem escapar de um mecanismo inexorável, no qual vítimas e carrascos trocam papéis. Ele os guia e empurra não tanto um deus como um drama interior , o drama de ter que escolher por si mesmos: vingar ou perdoar? Sufocar ou dissolver a guerra interior que nos atormenta?
Inexorável .

3) EDIPO RE - COLONO OEDIPUS - ANTIGONE
Sophocles (496 aC - 406 aC)
- Mesmo que a modernidade tenha se inspirado nesse autor para dar nome ao complexo de Édipo, Sófocles não deve ser relegado à "leitura do ensino médio". Destino, vingança, senso de justiça são os temas universais deste autor para ler absolutamente . O fio comum , a consciência lúcida da infelicidade humana e das forças das trevas que agem independentemente do nosso raciocínio e da nossa vontade.
Ancestral .

4) Eurípides ECUBA - ELETTRA
(420 - 413 aC)
- Dramas que contam duas mulheres complexas e multifacetadas, personagens que gritam vingança. Ódio e errado são a medida de todas as coisas, mas quando a vingança é completa, o mundo volta a mostrar seus contornos nus e desolados e o ser humano é descoberto apenas.
Sangrento .

 

LIVROS PARA LER ABSOLUTAMENTE: IDADE MÉDIA
5) AS MIL E UMA NOITES
AA.VV. (Século X)
- A coleção mais famosa de contos (persa, egípcia, indiana, mesopotâmica) do mundo. A voz narrativa é a de Shahrazād, filha do grão-vizir. Casado com um rei persa que matou suas esposas após a noite de núpcias, ele planeja o plano inteligente de contar uma história todas as noites, adiando o final para a noite seguinte. História após história, o rei se apaixona loucamente por ela.
Exótico .

6) INFERNO
Dante (1321)
- Escrito em trigêmeos (dantesco, de fato) geralmente é o bicho-papão dos estudantes ... Mas está entre as maiores obras da literatura de todos os tempos e um testemunho sem paralelo da civilização medieval. Um livro difícil, mas que deve ser lido pelo menos uma vez na vida.
Divino .

 

LIVROS PARA LER ABSOLUTAMENTE: CINCO CENTROS E SÉTIMO SÉCULO
7) ROMA E JULIET
William Shakespeare (1594/1596)
- A história de amor mais conhecida do mundo, arquétipo do amor perfeito, mas contra a sociedade. O drama é de inspiração medieval, e Dante já havia inserido o nome das duas famílias rivais em seu Inferno . Algumas pessoas assistem apenas a uma das (inúmeras) versões de filmes, mas você deseja colocar a satisfação de tê-lo em sua biblioteca? Entre os livros de amor para ler absolutamente antes de morrer .
Trágico .

8) DOM QUIXOTE DA MANCHA
Miguel de Cervantes (1605/1615)
- Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote e seus moinhos de vento? Epígona literária do Siglo de Oro (a Era de Ouro do Império Espanhol), é um livro considerado por muitos como o primeiro romance moderno. Certamente povoou a imaginação popular por séculos, tanto que Don Chichotte é, hoje por excelência, alguém que luta por ideais puros e inatingíveis.
Picaresco .

 

LIVROS PARA LER ABSOLUTAMENTE: DÉCIMO DÉCIMO SÉCULO
9) A VIDA E PARECERES DO TRISTRAM SHANDY CAVALHEIRO
Laurence Sterne ( 1759/1767 )
- Um dos maiores romances já escritos , afirmou Schopenhauer. É certamente um livro experimental muito divertido, marca o início da literatura moderna e até pós-moderna. Uma história cheia de personagens, é construída sobre contínuas e sábias digressões. Você acha que o protagonista aparece apenas no meio do romance!… Entre os livros absolutamente para quem procura uma leitura surpreendente.
Incomodador .

LIVROS PARA LER ABSOLUTAMENTE: SÉCULO XIX
Livros para ler absolutamente: 800 clássicos

10) ORGULHO E PREJUÍZO
Jane Austen (1813)
- É sabido e universalmente reconhecido que um solteirão em posse de um patrimônio sólido deve procurar uma esposa é o famoso incipit deste romance, uma imagem viva e profunda da vida no campo inglês do final do século XVIII, entre amores e convenções. Não poderia estar entre os 100 livros para ler absolutamente na vida ? Nunca.
Ante-litteram romântico .

11) FRANKESTEIN
Mary Shelley (1818)
- Mary tinha 18 anos quando começou esta obra-prima por aposta. O desafio entre ela, Percy Shelley (que mais tarde se tornou marido) e Byron se concentrou em escrever a história mais assustadora. De forma epistolar, o livro segue a história de Victor, um cientista que cria uma criatura sensível e monstruosa. Romance gótico , é considerado o progenitor da ficção científica . Por que está entre os livros de leitura obrigatória em 2019 ? Porque agora estamos falando de IA, Inteligência Artificial, criação que, alguns pensam, poderia ficar fora de controle.
Ficção científica .

12) HISTÓRIAS DE MISTÉRIO, FANTÁSTICAS E GROTTESCHI
Edgar Allan Poe (1840-1845)
- Como nasceu o thriller psicológico ? E a história do crime ? Provavelmente graças a essas histórias. Ao investigar os aspectos mais sombrios da alma humana, Edgar Allan Poe dá vida a histórias reais de pesadelo, onde os protagonistas estão posicionados entre razão e loucura, ciência e sobrenatural, charme e horror. Um livro para ler absolutamente para quem lê livros de suspense .
Muito preto .

13) Picos tempestuosos
Emily Brontë (1847)
- Uma história atemporal, a história de um amor atormentado e um vínculo muito forte e indestrutível entre duas almas feitas uma para a outra, Heathcliff e Catherine, pelo menos até Edgar entrar em cena ... Uma história sombria de ódio, sadismo e paixões reprimidas, narradas com um estilo tenso e espirituoso, entre os fatos trágicos, uma pureza selvagem , Tomasi di Lampedusa escreveu com admiração, classificando-a entre os livros mais bonitos para ler .
Pure .

14) As noites brancas Fyodor
Dostoevsky (1848)
- A mais sonhadora das obras de Dostoiévski, autor certamente para ser lido pelo menos uma vez na vida . Nas noites quentes e sem pôr-do-sol de um verão deserto em Petersburgo, o protagonista tímido e alienado vagueia sem rumo entre prédios e canais, sonhando acordado. O encontro com outra noite sem dormir fará com que ele espere amor, mas a manhã cruel o trará de volta à realidade.
Etéreo .

15) Grandes esperanças
Charles Dickens (1861)
- O romance de treinamento escrito em primeira pessoa (como David Copperfield ), conta a história de um órfão de origem humilde, Pip, que tenta construir um futuro. Dickens é um mestre da literatura para ler absolutamente antes de morrer : ele nos mergulha nos pensamentos de uma criança que se torna adulta, vive em seu orgulho, em seus sonhos ingênuos, em seu desejo de amar Estrella, que o despreza por suas origens.
Amargo .

16) SAPATOS DE PRATA
Mary Mapes Dodge (1865)
ENTRE OS LIVROS DE CRIANÇAS LIDOS RECOMENDADOS POR NOSSOS MEMBROS DO NEWSLETTER
- Em meados do século XIX, Holanda, Hans e sua irmã Gretel são skatistas excepcionais, apesar de não terem meios para comprar patins melhores do que aqueles que se esculpiram em madeira . Entre dificuldades, sacrifícios e problemas familiares, o final feliz é garantido. Move, ensina, estimula a empatia e, por esse motivo, é um livro que as crianças podem ler bem até hoje.
Catártico .

17) Alice no País das Maravilhas
Lewis Carroll (1865)
- Aparentemente, um livro para crianças, é um livro para ser lido por crianças com espanto e admiração, e para ser lido absolutamente por adultos , com igual espanto, pelos paradoxos, absurdos e bobagens que o reverendo Dogson - matemático refinado - escondeu " entre as linhas.
Paradoxal .

18) GUERRA E PAZ
Lev Tolstoi (1865-1869)
- Épico de duas famílias, romance histórico no contexto das guerras napoleônicas, tocando a exploração dos lados escuros e brilhantes da alma humana, está entre os clássicos a serem lidos porque permanece de imediato imutável, com sua rara capacidade de cativar no fundo.
Emocionante .

19) MULHERES PEQUENAS
Louisa May Alcott (1869)
ENTRE OS LIVROS DE CRIANÇAS A LER, RECOMENDADOS PELOS MEMBROS A NOSSA NEWSLETTER
- Um livro certamente datado para o cenário (guerra de secessão americana, mundo das mulheres apenas porque os homens estavam na frente), mas as irmãs de março ainda têm algo a dizer às meninas de hoje, como a importância de cultivar as aspirações de alguém. Em 2019, também se tornará um filme com Emma Watson (Hermione, de Harry Potter ) no papel de Jo.
Poder feminino .

20) VINTE MIL LIGAS SOB O MAR
Jules Verne (1870)
- As aventuras de uma tripulação intrépida a bordo do submarino Nautilus, construído em segredo por seu enigmático comandante, capitão Nemo. Uma sucessão de eventos emocionantes que fizeram deste romance uma das primeiras obras-primas do gênero Ação e Aventura .
Negrito .

21) AS AVENTURAS DE TOM SAYER
Mark Twain (1876)
ENTRE OS LIVROS DE CRIANÇAS A LER, RECOMENDADOS PELOS MEMBROS A NOSSA NEWSLETTER
- No fundo do poderoso Mississippi, em uma vila no sul da América do Sul, o alegre e astuto Tom Sawyer e o inseparável amigo Huckleberry Finn vivem milhares de vicissitudes. O livro mais bonito para ler para as crianças, pois oferece aos adultos a oportunidade de reviver aquela mistura de sonhos e liberdade infinita que faz da infância a estação mais mágica da vida.
Solar .