Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
http://mundodaeficiencia.over-blog.com
Mundo da eficiencia
Menu

O DIÁRIO DE "LEIA-ME NOVAMENTE": "MESTRE, COMO PODEMOS ESPERAR ATÉ AMANHÃ?"

Chegamos ao décimo encontro, dos treze anos, com o diário " Leia-me novamente ": um conjunto de experiências de algumas classes que participaram do Projeto Leitura em voz alta, promovido por  Giunti Scuola,  com a direção científica de  Federico Batini  e a colaboração dos autores da série  Colibrì  (Giunti Editore).

Da escola primária de Castiglione Messer Marino (CH)


A turma da escola primária 4A, pertencente à escola abrangente de Castiglione Messer Marino-Carunchio, na província de Chieti, optou por se juntar a "Read Me Again" no livro "Giò Denti di Ferro", de Janna Carioli (Giunti, 2016).

“O interesse e o evidente prazer registrado diariamente - afirma a professora Patrizia Campati - confirmaram para mim o apelo indiscutível que a narrativa exerce sobre as crianças. O conhecimento do período histórico mostrava um roteiro provável através do qual os alunos comparavam seu sistema de conhecimento; o enredo delineou um roteiro de experiências emocionais, afetivas e relacionais autênticas. Os comentários, as expressões fonossimbólicas, as expressões faciais eram um sintoma da participação ativa no roteiro: cada criança, verdadeira Lector in fabula, entrou em sintonia com a dor, a decepção, o sofrimento, a surpresa, o luto, o triunfo do vários caracteres ".

“ Agora - continua o professor - temos outra atividade disponível que nos ajuda a qualificar a experiência escolar e tornar o aprendizado agradável e significativo . Não somente. Certamente, temos mais uma oportunidade de consolidar a inclusão de um aluno com habilidades diferentes que, surpreendentemente, mantiveram a atenção durante a leitura: poderia este último ser um suporte para a construção da teoria da mente dessa criança ? Por último, mas não menos importante, destaquei a corrida para "pegar" o livro para ler em casa quando a atividade em sala de aula terminar.

Estas são algumas frases ditas por crianças:

"Mestre, como vamos esperar até amanhã?".
"É bom que alguém leia para nós, fazendo-nos entender bem as emoções dos personagens".
"Mestre, terminou este livro, você pode ler outro?".
Do livro "gostamos de toda a parte narrativa, dos tópicos abordados, dos personagens".

Da escola primária "Rodari" de Casale sul Sile (TV)


A turma 4A da Escola Primária "Gianni Rodari" , parte da Escola Integral de Casale sul Sile , na província de Treviso, escolheu como livro um livro para participar do projeto "Como treinar um dragão, as aventuras heróicas de Topicco terribilis Totanus III" de Cressida Cowell (Mondadori, 2009).

“O livro - explica a professora Clizia De Nadai - foi proposto como ponto de partida para a aceitação da diversidade, características individuais, pontos fortes e fracos. O livro é a história original dos filmes da série Dragon Trainer. Os alunos, que assistiram ao filme, ficaram surpresos com o quão rico e convincente o livro foi comparado ao filme, onde muitas coisas são aceleradas ou tidas como certas, enquanto aqui as descrições são tão ricas que permitem imaginar os personagens. O dragão do livro fala com o protagonista, enquanto no filme eles se entendem por gestos e versos. Isso permitiu que várias partes do livro fossem lidas ainda mais, tornando a leitura e o diálogo adequado entre os personagens ainda mais emocionantes ".

Aqui estão algumas opiniões dos caras que participaram da leitura em voz alta.

Alberto: " É muito melhor que o filme, onde não se explica que o manual para treinar dragões não existe realmente!".
Sabrina: " Quando o professor fez a voz desdentada, foi muito engraçado, o fez gaguejar, mas também fez a voz do que não muda de idéia, independentemente do que você oferece".
Ivan: " A luta entre dragões é descrita muito bem, parece estar dentro do livro, ali na praia".
Do instituto abrangente “Alpi”, o complexo primário de Ponteligno di Montesarchio (BN)


A classe 2A do Istituto Comprensivo Alpi, complexo primário de Ponteligno di Montesarchio (Benevento) participou do projeto "Leia-me novamente" com o livro "Um gato em fuga", de Vanna Cercenà (Giunti, 2017).

“Desde o início do ano - explique as professoras Patrizia Antonella Piscitelli e Giovanna Mauriello -, trabalhamos na escuta ativa em nossa segunda aula que fizemos este ano. A experiência é muito positiva: nossos dez pequenos alunos ficam encantados com a voz do professor que tenta modular todos os efeitos possíveis para atrair a atenção. A leitura começa com um breve resumo orientado pelo professor nas páginas anteriores: com perguntas específicas, os nomes dos personagens, os locais e seqüências mais importantes são repetidos. O momento da leitura era aguardado há muito tempo, não ocorria em total silêncio, porque as crianças gostavam de intervir com observações ou perguntas, gerenciadas pelo professor para não desacelerar a leitura propriamente dita ".

As crianças gostaram do livro: "A amizade entre a menina e o gatinho, o gato descoberto encontrado na clínica do veterinário na Itália, a amizade segura entre Giliola e Alya".